Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

O que fazer quando a árvore do vizinho invade o meu terreno?

Publicado por Manuela Ferreira
há 4 anos

A relação de vizinhança por vezes é complexa e conflituosa, o que pode deixar muitas vezes dúvidas no dia a dia.

O código civil brasileiro regula algumas situações de vizinhança.

Suponhamos que seu vizinho tenha um pé de uma árvore frutífera. E essa árvore cresce, seus galhos e frutos começam a cair no se terreno. E você se depara com um fruto apetitoso dentro do seu terreno, porém na árvore do vizinho. Será que é possível colher esse fruto? E caso o fruto caia no meu terreno?

Nesses casos, vejamos o que diz a lei brasileira:

Art. 1.284. Os frutos caídos de árvore do terreno vizinho pertencem ao dono do solo onde caíram, se este for de propriedade particular.

Logo, se a fruto CAIR no seu terreno ele pertence ao local onde caiu. Caso a fruta ainda se encontre na árvore não é possível colhê-la, pois até então pertence ao dono da árvore. Lembrando que o fruto deve cair naturalmente.

Suponhamos que a árvore esteja sujando o seu terreno, com a queda de algumas folhas e você queira cortá-la. A lei permite o corte de árvore até a divisa e deve ser realizado pelo proprietário do terreno invadido.

Art. 1.283. As raízes e os ramos de árvore, que ultrapassarem a estrema do prédio, poderão ser cortados, até o plano vertical divisório, pelo proprietário do terreno invadido.

A relação de vizinhança deve ser pautada sempre pela lei da boa vizinhança. Então procure sempre conversar com seus vizinhos para evitar conflitos.

Quer saber mais sobre imóveis e direito de vizinhança? É só ler AQUI!

Sobre descontos na compra do primeiro imóvel é só ler AQUI!

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações149
  • Seguidores85
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações407
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-fazer-quando-a-arvore-do-vizinho-invade-o-meu-terreno/931523431

Informações relacionadas

Wander Barbosa Advogados, Advogado
Artigoshá 4 anos

Direito de Vizinhança: A árvore do vizinho

Adriana Rodrigues, Advogado
Artigoshá 4 anos

A árvore do vizinho invadiu meu terreno. E agora?

Blog Mariana Gonçalves, Advogado
Artigoshá 6 anos

A árvore do vizinho invadiu o meu terreno. E agora?

Razões - TJSP - Ação Responsabilidade da Administração - Apelação / Remessa Necessária - de Prefeitura Municipal de Bragança Paulista, Juízo EX Officio e Ministério Público do Estado de São Paulo

Marcelo Akinori Nakamura, Advogado
Artigoshá 3 anos

Posso cortar o galho da árvore do meu vizinho?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)