Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Inquilino não devolveu as chaves, o que fazer?

o que fazer quando o inquilino vai embora e não devolve as chaves.

Publicado por Manuela Ferreira
há 4 anos

Diversas são as situações envolvendo imóveis e locação e uma delas é quanto à devolução das chaves do imóvel. Aqui vou falar sobre um instrumento extrajudicial que vai ter dar mais segurança jurídica quando você, proprietário de imóvel, estiver passando por alguma situação em que necessite adentrar um imóvel.

Lembrando que o locatário não pode render os bens móveis do locador como forma de pagamento de alugueis atrasados, existe outros meios para realizar a cobrança dos alugueis em aberto, por isso contrate um bom profissional para auxiliar nas negociações imobiliárias e na confecção do contrato de locação.

Então você tomou todas as medidas cabíveis e possíveis para realizar a locação do seu imóvel, o contrato de locação então foi encerrado, porém o inquilino não devolveu as chaves do imóvel e você não sabe o que fazer, não sabe se ele deixou algum objeto dentro do imóvel ou qualquer coisa, então você pensa em chamar o chaveiro e abrir a porta ou até mesmo utiliza a chave reserva para abrir o seu imóvel.

Antes de tomar qualquer atitude, para você se precaver e não ter nenhum problema futuro é importante que você tenha segurança jurídica ao realizar qualquer atitude adentrando o imóvel seja chamando um chaveiro ou até mesmo abrindo com a chave reserva.

Para conseguir ter essa segurança, sem precisar chamar a polícia ou ter muita dor de cabeça nesses momento ou até mesmo alguma surpresa ao entrar o imóvel você pode se valer de um instrumento extrajudicial chamado ata notarial, com esse documento é possível que você descreve tudo o que você encontrou no imóvel.

A ata notarial é um ato por meio do qual o tabelião lavra um instrumento público formalizado pela narrativa fiel de tudo aquilo que ele verificou por seus próprios sentidos sem emissão de opinião serve como meio de prova pré-constituída para utilização na justiça.

É possível anexar imagens junto documento também, a lavratura desse documento é dotada de fé pública o que garante ao locador segurança caso futuramente seja acusado de ter pego os bens do inquilino, extraviado algo dentro da residência ou até mesmo que não tinha nenhum bem quando o inquilino foi embora.

Espero que o conteúdo tenha ajudado de alguma maneira, qualquer dúvida deixe nos comentários estou a disposição para ajudar.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações149
  • Seguidores85
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações711
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inquilino-nao-devolveu-as-chaves-o-que-fazer/848816873

Informações relacionadas

Adriana Moreira Lustosa, Advogado
Notíciashá 4 anos

O que fazer quando o inquilino desocupa o imóvel e não entrega as chaves

Carlos Wilians, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo | Petição Requerendo Imissão na Posse em Razão do Abandono do Imóvel no Curso da Ação

Laís Gonçalves , Advogado
Artigoshá 4 anos

O que fazer quando o inquilino abandona o imóvel?

Petição Inicial - TJSP - Ação Plano de Partilha de Acordo com o Art. 653 Cpc - Inventário

Custódio & Goes Advogados, Advogado
Artigoshá 5 anos

Como fica a locação em caso de morte do inquilino?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)