Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Contrato de gaveta de compra e venda de imóvel, quais são os meus direitos?

Quais o direitos de quem compra imóvel com contrato de gaveta?

Publicado por Manuela Ferreira
há 3 anos

Muito utilizado no Brasil o contrato de gaveta é um instrumento muito importante e deve ser bem redigido.

Mas afinal, o que é o contrato de gaveta?

Contrato de gaveta é qualquer contrato que não é feito no Tabelionato de Notas. É qualquer contrato que é feito de forma particular, onde apenas o comprador e o vendedor sabem do negócio.

Ou seja, se determinada pessoa comprou um imóvel, seja com a imobiliária ou com um particular, e esse contrato não foi levado ao Tabelionato de Notas ou ao sequer registrado no Cartório de Registro de imóveis ele provavelmente é um contrato de gaveta. Sendo assim, o imóvel está IRREGULAR.

Contudo, existe uma exceção, imóvel com valor inferior a 30 salários mínimos pode ser feito por contrato particular, a lei não exige a lavratura da Escritura Pública. Vejamos o que diz o art. 108 do código civil;

Art. 108. Não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País.

Diante disso, é importante que você saiba que o contrato de gaveta possui reconhecimento jurídico, porém não é a forma mais segura de se transferir a propriedade e não tem validade.

O que pode trazer uma segurança para quem faz contrato de gaveta é realizar anotação do contrato de gaveta no cartório do registro de imóveis, porém não é todo estado em que é possível realizar essa anotação.

O ideal é não fazer o contrato de gaveta, mas se você não tem outra possibilidade e realmente vai ter que fazer esse tipo de contrato procure um especialista e busque sempre segurança jurídica.

Saiba mais sobre contrato de compra e venda de imóvel:

Quais as desvantagens de comprar o imóvel direto com o proprietário.

Qual é o prazo de arrependimento da compra de um imóvel?

O que é subsidio na compra do imóvel?

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações149
  • Seguidores85
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações705
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contrato-de-gaveta-de-compra-e-venda-de-imovel-quais-sao-os-meus-direitos/1153153992

Informações relacionadas

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo De Contrato De Venda De Imóvel Rural

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

Afinal, o "contrato de gaveta" é permitido pela jurisprudência?

Guilherme Nascimento Neto, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Contrato Particular de Compra e Venda de Imóvel

Petição Inicial - TJRJ - Ação de Cobrança de Aluguéis sem Despejo - Procedimento do Juizado Especial Cível

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Seção I. Disposições Gerais

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Existe em meu corredor uma casa comprada por contrato de gaveta,sendo que a mesma de encontra abandonada e as pessoas que realizaram o contrato são falecidas e o herdeiro vivo deixa a casa abandonada e a casa se encontra no mesmo terreno que minha mãe tem outras casas ,mas todas as da minha mãe possuem RGI ,por acaso essa casa de contrato de gaveta que se em contra abandonada em meio ao terreno de minha mãe seria propriedade de quem??
Desde já agradeço continuar lendo