Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Qual é o prazo de arrependimento da compra de um imóvel?

Quando é possível desistir da compra de um imóvel?

Publicado por Manuela Ferreira
há 3 anos

07 (sete) dias é o prazo de arrependimento após o momento da compra e com total reembolso dos valores pagos, inclusive as taxas de corretagem. É o que dispõe no § 10 do art. 67-A, da Lei do distrato imobiliário.

Cabendo ao comprador demonstrar em tempo hábil a desistência, por meio de carta registrada, com aviso de recebimento. Vejamos o que diz a lei do distrato imobiliário;

“Art. 67-A . Em caso de desfazimento do contrato celebrado exclusivamente com o incorporador, mediante distrato ou resolução por inadimplemento absoluto de obrigação do adquirente, este fará jus à restituição das quantias que houver pago diretamente ao incorporador, atualizadas com base no índice contratualmente estabelecido para a correção monetária das parcelas do preço do imóvel, delas deduzidas, cumulativamente:
§ 10. Os contratos firmados em estandes de vendas e fora da sede do incorporador permitem ao adquirente o exercício do direito de arrependimento, durante o prazo improrrogável de 7 (sete) dias, com a devolução de todos os valores eventualmente antecipados, inclusive a comissão de corretagem.
§ 11. Caberá ao adquirente demonstrar o exercício tempestivo do direito de arrependimento por meio de carta registrada, com aviso de recebimento, considerada a data da postagem como data inicial da contagem do prazo a que se refere o § 10 deste artigo.

Caso tenha perdido o prazo de 07 dias para arrependimento da compra do imóvel as partes poderão, em comum acordo, por meio específico de distrato definir as condições de forma diferente do que diz a lei.

Esse prazo de arrependimento é previsto para contrato celebrados exclusivamente com o incorporador, firmados no estande de vendas e fora da sede do incorporador.


Saiba também como funciona o Sinal na compra do imóvel clique Aqui!

Qual a diferença de Compromisso e Promessa de Compra e Venda de Imóvel.

Reconhecimento de firma é obrigatório?

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações149
  • Seguidores85
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2775
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-e-o-prazo-de-arrependimento-da-compra-de-um-imovel/1151860410

Informações relacionadas

Isabela Pinho, Advogado
Modeloshá 8 meses

Modelo De Rescisão De Contrato De Compra e Venda Imóveis na Planta

Qual o prazo de arrependimento da compra de um imóvel?

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo De Distrato De Compromisso De Compra E Venda De Imóvel

Manuela Ferreira, Advogado
Artigoshá 2 anos

Cancelamento de Cota de Resort ou Cota Imobiliária.Direito de Arrependimento.

Tatiane Rodrigues Coelho, Advogado
Artigoshá 2 anos

Como fica a comissão do corretor de imóveis em caso de desistência do negócio?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)