Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Quando o condomínio pode multar?

Quais são os valores e limites do síndico na aplicação de multas?

Publicado por Manuela Ferreira
há 3 anos

É necessário estabelecer regras de convivência quando a união de pessoas de diversas culturas e formas de viver compartilhando o mesmo espaço.

Por isso, o condomínio deve estabelecer regras de convivência no Regimento Interno e na Convenção de Condomínio , pois é esse documento que estabelece as normas que devem ser aplicadas e cumpridas. Porém, em quase todo prédio tem aquele morador problemático que incomoda os vizinhos e quebra as regras.

Para quem não respeita o próximo, o vizinho, um funcionário ou descumpre as regras do Regimento Interno e da Convenção de Condomínio a solução é a aplicação de multas e/ou advertências.

A função da aplicação de multas cabe ao síndico, porém antes de advertir ou multar, uma dica importante nesse momento é conversar com os moradores do condomínio que cometeram as infrações.

Se, após a conversa, explicando que a conduta do infrator não é compatível com as regras e que prejudica os demais moradores e a situação permanecer é necessário consultar o que dispõe o Regimento Interno sobre a aplicação de multas e advertências.

E então tomar uma conduta mais rígida conforme orienta as regras do regimento interno, caso o condomínio não tenha um regimento interno e uma convenção é necessário levar a questão para assembleia para provar o regramento ou atualizá-lo. Para saber o que é um Regimento Interno e uma Convenção de Condomínio Clique AQUI!

Como é calculado o valor da multa do condomínio?


O momento de determinar o valor da aplicação da multa é importante, pois nesse momento o síndico não pode legislar e criar valores de multa.

O valor da multa deve ser aplicado conforme estabelece o Regimento Interno ou a Convenção de Condomínio, tendo como referência a taxa condominial ordinária.

A primeira multa deve ser aplicada com o valor mais baixo, para que em casos de reincidência esse valor aumente gradualmente.

O valor da multa não deve ultrapassar não deve ultrapassar 5 vezes o valor da taxa condominial.

Entretanto, o morador antissocial, que desrespeita as regras condominiais com frequência, deverá ter anuência da assembleia para verificar a possibilidade de aumentar o valor da multa, que pode chegar em até 10 vezes o valor da taxa de contribuição mensal, conforme dispõe o art. 1.337 do Código Civil.

Art. 1337. O condômino, ou possuidor, que não cumpre reiteradamente com os seus deveres perante o condomínio poderá, por deliberação de três quartos dos condôminos restantes, ser constrangido a pagar multa correspondente até ao quíntuplo do valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, conforme a gravidade das faltas e a reiteração, independentemente das perdas e danos que se apurem.
Parágrafo único. O condômino ou possuidor que, por seu reiterado comportamento anti-social, gerar incompatibilidade de convivência com os demais condôminos ou possuidores, poderá ser constrangido a pagar multa correspondente ao décuplo do valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, até ulterior deliberação da assembléia.

É possível recorrer da multa?


Sim. O morador que receber a multa poderá recorrer caso a considere injusta ou abusiva.

A primeira medida a ser adotada pelo infrator será verificar o regimento interno do condomínio e observar se a multa foi aplicada de forma correta.

O direito de defesa poderá ser exercido em reunião de condomínio, o morador deve entrar em contato com o síndico para recorrer da multa. Caso não seja oferecida a oportunidade de recorrer da multa o morador poderá recorrer ao Poder Judiciário.

Caso o condômino infrator não realize o pagamento da multa o condomínio poderá aplicar uma cobrança judicial. E se não ocorrer o pagamento o morador infrator poderá ter seu nome negativado e o imóvel poderá ir a leilão.

LEIA TAMBÉM:

Por que o inquilino paga IPTU?

Como notificar o sindico de forma correta.

Desconto na compra do primeiro imóvel.

Sinal na compra do imóvel, cuidado para não perder o valor da entrada.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações149
  • Seguidores85
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações325
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quando-o-condominio-pode-multar/1143702145

Informações relacionadas

Carolinne Maia, Advogado
Artigoshá 6 anos

Animais em condomínios e as cláusulas restritivas de direito

JurisWay
Notíciashá 13 anos

Qual o poder de atuação dos conselhos nos condomínios?

Pensador Jurídico, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Recurso de Multa Condominial

Mayara Silva, Advogado
Artigoshá 6 anos

Multa e advertência no condomínio

Quem pode ter acesso às gravações das câmeras no condomínio?

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

devo multas de infracao ao regimento interno , no tocante a levar cachorro da porta do apartamento ate a rua no chao , entrei com ação demorou por causa da pandemia , ajuiza deu improcedente , nao achou ferir o direito a propriedade , mandou usar fralda entrei com anulacao o juiz tb nao quis saber disse que nao ia julgar o merito novamente, o condomínio cobra na justiça 45 mil , o regimento aplica multas sobre salário minimo, nao sei se e correto ha um ano tento acordo so dao pra tras nao falam um vlor razoavel o tipo de multa no regimento nao tem nem classificaco eles podem pegar meu apartamento nao tenho mais nada continuar lendo