Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Usucapião, como solicitar?

Por que, quando e para que solicitar a usucapião do imóvel

Publicado por Manuela Ferreira
há 3 anos

Antes de passar informações de como solicitar a usucapião é importante responder o questionamento:

Para que fazer a usucapião?

Muitas pessoas devem se perguntar: Eu já moro neste lugar há muitos anos e nunca tive problema, pago o IPTU e então não preciso ir atrás da documentação do imóvel que é algo muito caro.

Realmente, para realizar a regularização do imóvel com toda a documentação pode custar cerca de 10 a 15% do valor do bem.

Mas é importante deixar claro as vantagens e as burocracias que podem ser evitadas obtendo a documentação do imóvel. E a algumas delas são:

· A possibilidade de vender o bem financiado pelo banco. O banco só irá financiar o imóvel se ele estiver todo regularizado. O que já facilita a sua venda, tendo em vista que poucas pessoas conseguem comprar um imóvel à vista.

· Valorização do imóvel, com a documentação irregular a propriedade vale de 30 a 40% menos do valor de mercado, então realizando a regularização do imóvel ele automaticamente será mais valorizado.

· Problemas futuros com inventário, a pessoa que tem um imóvel irregular e pretende deixar de herança deve organizar a documentação do imóvel o quanto antes. E quem compra um imóvel por contrato de gaveta deve ficar atento quanto à averbação do documento na matrícula do imóvel.

Se você chegou até aqui e entendeu que deve regularizar o seu imóvel, você deve saber que existe alguns requisitos para que seja solicitado a usucapião.

A solicitação da usucapião pode ser feita no cartório ou pelo judiciário. Em ambos os casos é necessário um advogado.

Também pode ser necessário a ajuda de um engenheiro civil, agrônomo ou agrimensor para elaboração de planta e memorial descritivo do imóvel.

O advogado ficará responsável por comprovar o tempo de posse e qual o tipo de modalidade de usucapião.

Sendo necessário que você:

More no imóvel sem posição, lembrando que não é possível usucapir o imóvel caso seja inquilino desse imóvel. Essa moradia no imóvel deve ser sem oposição, não tendo nenhuma contestação de outro proprietário.

A moradia nesse imóvel de ser contínua e duradoura, cada modalidade de usucapião tem um prazo mínimo que pode ir de 02 anos até o máximo de 15 anos de moradia sem oposição podendo ser com ou sem contrato de gaveta, a depender da modalidade.

Esses são os requisitos básicos para verificar a possibilidade de obter a usucapião do imóvel.

Quer saber mais sobre imóveis? Aluguéis e compra e venda de imóvel, acesse clique AQUI!

Se você tem alguma dúvida sobre o conteúdo e sobre usucapião podemos conversar sobre envie o email para contato@manuelaferreira.adv.br.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações149
  • Seguidores85
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações128
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/usucapiao-como-solicitar/1112434307

Informações relacionadas

Resumo sobre Usucapião

Ana Carolina Oliboni, Advogado
Artigoshá 9 anos

USUCAPIÃO: Conceito, natureza jurídica e origem histórica

Manuela Ferreira, Advogado
Notíciashá 4 anos

Usucapião, saiba como funciona.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)